Rickson Gracie, considerado por muitos o maior lutador de jiu-jitsu em todos os tempos, essa afirmação não gera controvérsias, principalmente se falarmos do jiu jitsu voltado a defesa pessoal, mas o que gera muita polêmica e discução foi sua carreira no antigo vale-tudo, atual MMA.
Rickson afirma ter um cartel de mais de 400 lutas invicto, mas em seu record profissional constam apenas 11 lutas, mais também invicto e todas vitórias por finalização.
Rickson participou de campeonatos de outras modalidades de artes marciais, saindo sempre vencedor, participou de inúmeros desafios, utilizando-se do jiu-jitsu também até hoje nenhum de seus adversarios reinvindicou vitória, a não ser Ron Trip em um campeonato da arte marcial russa kombat Sambo, onde Rickson alegou não conhecer as regras que o desqualificara.
Mas a derrota imposta a esse homem imbatível é a era de seu nascimento, um atleta e competidor de seu porte, teve seu auge numa época em que o vale-tudo engatinhava e por isso careceu de grandes desafios, o que gera muitos de seus questionamentos.Quando surgiram grandes nomes no vale -tudo, Rickson já estava com quase 40 anos ou seja fora do auge físico dos lutadores, pesa também contra si o fato de não ter enfrentado o algoz de vários membros de sua família o japonês Kasushi Sakuraba, mas na época do desafiou Rickson já estava com mais de 40 anos e passava pela tragédia da morte de seu filho mais velho.
Esse é o ponto chave de sua trajetória, Rickson imbatível em sua traétória, mas muito questionado, sua derrota é não ter nascido pelo menos 15 anos mais tarde e poder ter provado ou não ser o lutador imbatível também no vale-tudo.
na minha opinião ele so ganhou de pessoas que quase não tinha conhecimento em arte marcial,tipo ele ganhava um cara do karate quando se descobria o camarada tinha 5 anos 2 anos de pratica,quando alguem que sabia chão o desafiava ele corria e pedia apostas milionarias,se ele tivesse nascido 15 anos mais tarde é ruim de ganhar os atletas de hoje,ja que ele ta velho como desculpa,então faça uma luta com alguem da sua idade como steaven segal,wlw
ResponderExcluirconcordo com o comentario acima
ExcluirNa verdade ele venceu os melhores de sua época, anos 80 e começo dos anos 90, já em meados até o final daquela década e com mais de mais de 35 anos, finalizou sua carreira lutando no Japão, enquanto seu irmão mais novo Royce, na época sem o mesmo prestígio de Rickson, e por esse motivo, escolhido para representar o Jiu-jitsu no UFC. Também, no Jiu jitsu para defesa pessoal, até hj Rickson é considerado o seu maior representante.
Excluirtxt
ResponderExcluirNão tem como comparar épocas...
ResponderExcluirQuando ele se lançou no vale tudo profissional,enfrentou os melhores mestres e professores " daquele momento " de todo tipo de arte marcial. Podem ter certeza que estavam muito bem treinados,pois o nome " vale tudo" assustava e exigia dos lutadores suas melhores condições...
Rickson estava infinitamente na frente de todos com suas meditações, respirações terapêuticas e outros conjuntos de atividades que o colocavam como um mestre.
Quanto a provar mais tarde sua imensa superioridade, talvez não fazia mais sentido porsua evolução crescente. O homem ciente de sua força, não necessita se auto-afirmar ou provar para alguém algo.
A arte marcial foi feita principalmente para preservar a integridade física. Muitos mestres começam perder a sede de machucar o próximo apenas por fama, dinheiro ou provar se melhor...
Concordo, os combates se davam entre representantes de suas respectivas artes marciais, não com leigos...Com certeza Rickson é um grande mestre, não somente na luta, mas na maneira de encarar os desafios da vida!
ResponderExcluirAs regras com o rei zulu foram alteradas para favorecê-lo. Não valia, por exemplo, cotoveladas. Aí ficou muito fácil pra ele. E mesmo assim foi jogado diversas vezes aí chão e levou muita porrada do negão.
ResponderExcluirRealmente houve regras para o combate e rei Zulu era um monstro, muito forte e destemido, mas Rickson venceu, porém com toda certeza rei Zulu é um nome importante da história do nosso vale-tudo.
ExcluirSakuraba e Ruas siguen esperando a el "mestre" para lutar...
ResponderExcluir